top of page

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA DO CURTA METRAGEM VESTIBULAR 70

      Vestibular 70, de Vladimir Carvalho (co-fotografia com Fernando Duarte e Heinz Forthman).

      Jovens prestam o vestibular da Universidade de Brasília em 1970. O curta instiga o espectador, destaca a professora Dácia Ibiapina no Correio Brasiliense[1]: “Vestibular 70 traz o olhar de uma fase áurea, sempre conferida pela passagem do tempo. Mostra como começou a UnB, mostra o Minhocão ainda em construção, revela como as pessoas se vestiam e em que carros elas chegavam. Nasceu dali, uma das maiores universidades do país”. O documentário participou da mostra “Brasília em plano aberto” no Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília.

       O curador do Catálogo Sérgio Moriconi Retrospectiva dos 70 anos do cineasta Vladimir Carvalho qualifica Vestibular 70[2] como excepcional e singelo. Diz que o documentário reflete “a realidade multifacetada da cidade” de Brasília, mostra “candidatos de todo lugar, vislumbrando aqui, na paisagem insólita de ficção científica dos gélidos e provisórios porões do minhocão, principal edificação da Universidade de Brasília, o que talvez fosse o sonho utópico da capital do país. Seria uma utopia possível no contexto político de uma ditadura militar?”.

       Vestibular 70 foi o primeiro filme que assinei a direção de fotografia em parceria com Fernando Duarte e Heinz Förthman. O documentário em preto e branco “teve a primazia de conquistar o primeiro prêmio para o cinema brasiliense, no 1º Festival Brasileiro de Curta Metragem do Jornal do Brasil, em 1971”, relata Vladimir Carvalho em depoimento para Carlos Alberto Mattos[3].

[1] Correio Brasiliense de 05/07/2017, disponível em https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2017/07/05/interna_diversao_arte,607114/curta-metragens-da-cidade-estao-em-mostra-do-ccbb.shtml
[2] Retrospectiva dos 70 anos do cineasta Vladimir Carvalho catálogo produzido e patrocinado pelo Centro Cultural Banco do Brasil em 2005, mostra retrospectivas em homenagem aos 70 anos do cineasta Vladimir Carvalho.

[3] Vladimir Carvalho:pedras na lua e pelejas no planalto. Carlos Alberto Mattos. São Paulo/SP: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2008. 344p. Coleção aplauso. Série cinema Brasil, coordenação geral de Rubens Ewald Filho.

bottom of page