top of page
Cartaz_GrandesBatalhas_29-6-2015.jpg

DIREÇÃO DO CURTA METRAGEM GRANDES BATALHAS

         O documentário Grandes Batalhas teve a fotografia de Mário Carneiro na primeira etapa e de Jacques Cheuiche na fase complementar, o roteiro do Professor Sergio Vilella, a produção do Professor José Marinho e a equipe técnica formada por estudantes dos cursos de cinema e de mídia da UFF.

         Na primeira etapa foram filmadas as principais etapas do processo de restauração das Grandes Batalhas[1]. O esforço de produção do MNBA, da EMBRAFILME e da UFF, com apoio da IBM e do IRB, se estendeu até o final de 1989 e gerou uma hora de material, em película colorida 35mm, de alta qualidade fotográfica e rara beleza imagética. Porém, a reforma administrativa que o Ministério da Cultura sofreu no início dos anos 1990 interrompeu a documentação.

         Mais de 20 anos depois, em uma segunda etapa, com o empenho do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF, da Secretaria do Audiovisual – SAV e do Centro Técnico Audiovisual – CTAV, o documentário pode, enfim, ser concluído. Recriado em sua estrutura narrativa por mim em parceria com Sérgio Vilella e editado pela Professora Elianne Ivo Barroso, o filme, em nova concepção, traz emocionante e singular depoimento de Mario Carneiro.         

         [1] Batalha dos Guararapes de Victor Meirelles, medindo 4,90 x 9.20 e Batalha do Avaí de Pedro Américo, atingindo o tamanho de 5,00 x 9,98 metros.

bottom of page